1,3-bisfosfoglicerato auxiliando no estudo do funcionamento da membrana cardíaca

A fim de se entender o funcionamento da regulação dos canais K+ sensíveis a ATP (ATP-sensitive K+ channels, ou K(ATP) channels), mediada pela glicose, durante uma isquemia, foram feitos experimentos para testar se um alto nível de glicose extracelular afetaria esses canais, presentes na membrana do coração.
O resultado que se obteve, realizando o teste em porcos, é que a alta concentração de glicose no meio extracelular (50 mmol/l) ativou os canais nos cardiomiocitos (cardiomyocytes) de alguns porcos isolados. Para ativar esses canais, a glicose deve ser transportada para dentro dos cardiomiocitos e encaminhada para a glicólise. Essa ativação é independente da produção de ATP e de sua concentração no meio intracelular.
O efeito da glicose nos canais do sarcolemo do coração é mediado pela atividade catalítica do aldeído-3-fosfato desidrogenase e pela conseqüênte geração do 1,3-bisfosfoglicerato. Esta molécula "mirou" diretamente nos K(ATP) channels e os ativou durante o experimento.
A conclusão que tiramos disso é que a glicose, além de servir como um combustível metabólico no coração e importante durante a isquemia e a hipoxia pode atuar como um sinalizador em um miocárdio desestressado através da abservação da produção de um agente que regula a excitabilidade da membrana cardíaca independentemente de fosfato de alta-energia.

Retirado de PubMed: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=15677496&ordinalpos=13&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

Um comentário:

Focc@ disse...

essa mlécula é importante como mediador, participante ou regulador em alguma via metabólica que recentemente vocês estudaram????? qual? como ele se relaciona com outras moléculas do ADOTE?